terça-feira, 14 de junho de 2011

Damas e Pajens

           Digo sempre que as crianças hoje, fazem parte do cortejo da cerimônia para a quebra de todos os protocolos. E é verdade! Em cerimônias "massantes", quando elas entram tiram toda a monotonia, deixando todos com cara de bobo (principalmente os pais e os avós!). As vezes são responsáveis em anunciar a noiva jogando pétalas na nave, ou apenas entram com seus lindos vestidos acompanhadas de pequenos buquês. 
Antigamente na idade média,  vestiam suas melhores roupas para esperarem as noivas na entrada da cidade, e ao avistarem corriam colhendo flores e avisavam a todos os moradores que a cerimônia iria começar. Nessa época também era de costume crianças levarem as noivas para o altar. 
Não existe uma regra na quantidade de crianças, damas e pajens, e se em pares ou não, o que importar e te-los para abrilhantar o casamento. Dependendo muito da região do nosso País, todas entram antes da noiva, ou algumas esperam o momento da aliança para entrar.

Dicas para elas:
- Criança como crianças! Nada de enfeitá-las demais! Cabelos soltos e arranjos delicados são ideais para elas.
- Seus vestidos devem sempre harmonizar com a decoração da igreja e com o estilo do casamento
- Tecidos leves como fustão, popelina com detalhes em bordado inglês e fita são ideais para a manhã.  À tarde cai bem o shantung, organza, e tafetá. A noite a renda, guipure, bordados e tecidos mais pesados, como o veludo para o inverno.
- Lembre-se de encomendar o vestido cerca de 2 meses antes do casamento, após definir os detalhes da decoração, e não perder as medidas, pois elas crescem bem rápido.

Dica para eles:
- Costumam vestir ternos, meio-fraques, quase sempre alugados. Se for um casamento descontraído nada impede de calça ou bermuda, camisa e suspensório.

        Você sabia que a responsabilidade de levar as alianças ao altar é do noivo, ou de uma dos seus padrinhos? Mas com o tempo essa responsabilidade foi passada também para as crianças. Nesse caso os pajens são mais apropriados em levar, e na falta deles as damas. Lembre-se, não são regras, são costumes!

Ah... Crianças com mais de 4 anos o risco é menor de se assustarem e não entrarem. O ensaio da cerimônia é muito importante, e não forçe demais nesse dia. Assistir outros casamentos também melhora bastante a desenvoltura desses pequenos. E não chegue com eles muito cedo na igreja, pois poderão ficar ansiosos!

Abaixo alguns modelitos para eles e para elas:

                                     Renda, laço e fores na cabeça. Linda!

                           Tecidos leves com flores                                                                           Tafetá e organza
                   




Olha o Vintage de novo, com opções para estilosas damas:


Entregar presentes, como pirulitos é uma ótima idéia, porem lembre-se de entregar somente após a cerimônia e após as fotos! Se não a "lambusera" será grande:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails