quinta-feira, 23 de junho de 2011

Organizando a Mesa de Doces (Para noivas)


É lógico que as atenções do seu casamento será sempre você! Somente você! Nada mais que você! É claro! (rsrsr). Porém todos desejam saber como estará a sua decoração e... a sua mesa de doce!

 Ela é o centro da decoração de uma festa! Pode ser em módulos, em madeira de demolição, com uma linda toalha de renda, espelhada e até suspensa. Sempre com lindos e deliciosos doces e bombons, envolvidos em forminhas, que podem estar em modelos de flores e até em pequenas caixas. Estão nelas os melhores e maiores arranjos! Bem iluminada é de encher os olhos e a "boca"! E por ela ser tudo isso, é importante darmos a devida atenção a alguns detalhes:


Casar 2011 - Fonte: CZ

Fornecedor de Doces:


Aconselho sempre fechar com apenas um fornecedor, assim a negociação e a logística fica mais fácil, pois é de responsabilidade deste profissional levar as peças, os doces e montá-los. A mesa ou a base é sempre responsabilidade do decorador(a). Já organizamos vários casamentos com mais de um fornecedor, e ai nesses casos é importante checar de quem será as peças e, quem montará os doces, pois nenhum dos profissionais irá querer. Em algumas regiões, a responsabilidade dessas peças é do profissional de decoração, e a montagem por conta da empresa de cerimonial, que deverá também checar a quantidade recebida com a que estiver no contrato. Não deixem de verificar essas informações antes, para não ter essas chateações na véspera do seu casamento. 


Fonte: CZ

Quantidade de Doces:


Normalmente a média é de 5 a 7 doces por pessoa, pois ainda terá o bolo e a sobremesa. Menos que isso pode comprometer o atendimento aos seus convidados. Gostamos de ver no final da festa, alguns docinhos sobre a mesa para salvar os convidados mais "animados".


Casar 2011 - Fonte: CZ

Sabores:


Nem sempre os fornecedores entregam a degustação sem cobrá-las, mas é de muita importância saborear os quitutes que serão contratados. Devem ter também de 5 a 7 sabores e não menos, pois se os convidados resolverem experimentar um de cada vai sair da média calculada. Se desejar colocar mais variedades,  aconselho a aumentar o numero de doces, conversando com o seu doceiro(a) e seu cerimonial. Sempre é bom ter fondant, doces caramelados e de pelo menos um de fruta, que pode ser com chocolate branco ou preto, assim você conseguirá satisfazer a maioria dos seus convidados. Mas se desejar pode escolher diferentes sabores! E hoje há uma infinidade de sabores e formatos, em pequenos vidrinhos ou em copinhos, que valem orçar e ver as "possibilidades", e é claro, participar de todas as degustações (Maravilha!).


Casar 2011 - Fonte: CZ

Forminhas:


Apesar de já haver doces que podem ser colocados diretamente nas peças, sem as forminhas(tomando cuidado com a higiene), elas ainda são o charme da mesa. As vezes mais cara que os doces, elas completam a decoração até em formato de flores! Devem ser coloridas ou monocromáticas, dependendo muito da decoração. O tamanho interno não pode ser nem maior ou menor que uma moeda de um real, pois os doces não ficaram dentro das forminhas. Nada de decidir os modelos e cores sem falar com o seu decorador(a) e com seu organizador(a), é importante que as forminhas estejam de acordo com o contexto. Uma dica: Sempre tenha a quantidade de modelos igual a quantidade de doces, assim irá facilitar a montagem e indicação dos sabores.


Casar 2011 - Fonte: CZ

Peças:


Como já disse anteriormente, geralmente são de responsabilidade do profissional do doce, ou do Buffet, quando este o esta fornecendo. Dependendo da região podem ser providenciadas pelo decorador(a). Mas independente de quem irá providenciar, é importante checar a quantidade que seja suficiente para acomodar todos os doces na mesa. Se não for possível, você pode combinar com o seu cerimonial para fazerem a reposição dos doces que sobrarem. E lembre-se, não defina o estilo ou material dessas peças sem falar com o seu decorador(a), pois é ele que deverá definir, com sua participação é claro!


Fonte: CZ

Iluminação:

Deve deixar com que todos possam observar a mesa, mas sem ofuscar os olhos de quem esta perto, e nem de alguns convidados que já estejam sentados em suas mesas. Isso é muito ruim! Sempre vejo os convidados pedindo ao cerimonial, bem naquela correria de inicio de festa, para apagá-las ou redirecioná-las para outros lugares. Você já sentiu a temperaturas delas! É muito quente! Ao contratar uma empresa especializada em iluminação cênica, você terá técnicos preparados para verificar e resolver esse tipo de detalhes antes do inicio do seu casamento. Essas iluminações têm em várias potências e focos, aconselho para lugares fechados os menores e com o foco direcionado. Hoje há a opção dos focos de LED, que não aquecem o ambiente, não comprometendo os seus lindos doces! As cores dos focos são sempre aprovados pelo decorador(a), que além de ter disposição esse recurso, utilizam lustres, velas e cúpulas suspensas sobre a mesa, deixando-a mais linda e iluminada! Ah.. Mas cuidado com velas, elas podem derreter sobre os doces. Uma dica: verifique juntamente com o seu cerimonial, a potência máxima de energia que o local da sua festa ira te oferecer, e compare com a que será necessária para os equipamentos de iluminação e de som. Caso não seja suficiente, não hesite em contratar um gerador de energia, com horas inclusive para efetuar os testes de som e iluminação, bem antes do início da festa!


Fonte: CZ

Montagem:


Se o lugar oferecer sistema de refrigeração no período da tarde, ou se o clima esteja ameno, o legal é montar ao entardecer, antes da afinação da iluminação e da chegada do fotografo, que as vezes faz as fotos da decoração antes do inicio da cerimônia na igreja. Para uma higiene ideal, as pessoas que forem manusear os doces, devem utilizar luvas e tocas. Deixe mais a vista as forminhas e os doces mais bonitos, e espalhe as demais mantendo a harmonia. Você pode montar pirâmides e planos, mas lembre-se, não misture as cores e os modelos nas mesmas peças. 


Casar 2011 - Fonte: CZ

Custo:


Hoje em média, há doces de R$ 0,90 a R$ 5,00, forminhas de R$ 0,45 a R$ 8,00, e locação de peças de cristais, ou prata, a partir de R$ 150,00. Você economiza escolhendo profissionais que te forneçam as peças sem custos, a não ser que você queira, e possa, locar peças diferenciadas para a sua festa, que nos achamos muito bacana! E quando não der para comprar forminhas mais elaboradas, utilize caixinhas de 4 pétalas que são em torno de R$ 7,50 o pacote com 50 unidades. Você pode ainda passar uma fitinha na sua lateral, deixando-a mais bonita. Alguns profissionais de doces podem cobrar o frete e a montagem, que variam de R$ 120,00 a R$ 500,00, dependendo da quantidade de doces. Dica: se você locou as peças para os doces, não esqueça de passar a relação ao cerimonial, para que eles possam no final do festa, embalar e providenciar a devolução, diminuindo o risco de serem perdidas ou quebradas. O custo da reposição são sempre bem alto.


Fonte: CZ

Etiqueta - Mesa de Doce:


Em que momento liberar a mesa de doces? Muitas de vocês ficam ansiosas e preocupadas! O correto é esperar que a sobremesa seja servida, para depois liberarem a mesa de doces. Mas nem sempre isso é possível! Pois sempre há alguns convidados que comprometem essa etiqueta, iniciando a abertura sem serem comunicados pelo cerimonial, deixando um sinal "Esta Livre!"  para os demais atacarem a mesa! Um horror! Para tentar manter o seu roteiro, contrate, ou peça ao cerimonial para providenciar uma copeira, ou um garçom pitbull, para inibir os ataques fora de hora dos convidados.

Alguns dos seus convidados ficam com muita vontade e pegam o souplat e saem pegando o maior número de doces possíveis, para depois encher as bolsas e os bolsos do marido. É muito feio! Fico imaginando como deve ficar esses doces no dia seguinte ... uma paçoca?! Bom, mas nesses casos não há o que fazer. Acho interessante ter a informação no cardápio, além da "Sobremesa:", colocar o item "Para Levar: Bem-casados ou alfajores", que são embalados para esse fim. Dica: Se você acha que seus convidados não irão obedecer a etiqueta de comer os doces após a sobremesa, e que alguns deles, principalmente os idosos, os desavisados e seus familiares mais próximos ficarão sem nenhum, você pode pedir para organizarem algumas bandejas de prata, para depois da abertura da mesa, servirem esses convidados, para que eles possam apreciar os doces sem levantarem. E assim todos poderão comer os doces escolhidos carinhosamente por você!

Outra dica, é você juntamente com sua mãe, sogra, madrinhas e amigas abrirem a mesa de doce, onde passariam a degustar delicadamente um a um, assim os demais convidados viriam até os doces com muito mais gentileza. E nesse momento o seu fotografo poderá pegar lindas fotos de todas vocês juntas, lambuzadas de chocolate!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Decoração romântica em tons de rosa-claro

            Essa decoração foi criada pela Paula Carrieri que abusou dos tons de rosa-claro. Achei um charme terem utilizado alguns objetos do acervo pessoal, como no aparador da cerimônia, onde a toalha e o candelabro de prata pertenciam a familia da noiva. 
            Na mesa de doces haviam caixas encapadas de tecido, bombonier e castiçais de cristal, forminhas em tons de rosa e muitos buques pequenos espalhados. Em toda a decoração foram usadas flores e tons delicados, como rosas Universe e Ceará, calandivas brancas, hortênsias, alstroemérias, cravos-verdes e folhas de camélias.
            Os bem casados em tercal rosa-chanel, fita de cetim pistache e mini camelinhas faziam a combinação com os o tecido floral, usado no painel de fundo. O bolo clássico tinha no seu topo noivinhos de porcelana. Alem dos doces haviam os macarrons nos tons da festa.
            Na mesas reservadas para a familia, foram utilizados trilhos com a mesma estampa do painel do bem-casado, guardanapos de linho com organdi de seda, e flor de tecido como porta-guardanapo. Nas demais mesas, usaram toalha de rechilie e guardanapos tambem de linho, mas amarrados com fita de cetim. O sousplat de prata e as taças de cristais ajudaram a valorizar a decoração das mesas.






Fonte: Revista Festa Viva

terça-feira, 14 de junho de 2011

Damas e Pajens

           Digo sempre que as crianças hoje, fazem parte do cortejo da cerimônia para a quebra de todos os protocolos. E é verdade! Em cerimônias "massantes", quando elas entram tiram toda a monotonia, deixando todos com cara de bobo (principalmente os pais e os avós!). As vezes são responsáveis em anunciar a noiva jogando pétalas na nave, ou apenas entram com seus lindos vestidos acompanhadas de pequenos buquês. 
Antigamente na idade média,  vestiam suas melhores roupas para esperarem as noivas na entrada da cidade, e ao avistarem corriam colhendo flores e avisavam a todos os moradores que a cerimônia iria começar. Nessa época também era de costume crianças levarem as noivas para o altar. 
Não existe uma regra na quantidade de crianças, damas e pajens, e se em pares ou não, o que importar e te-los para abrilhantar o casamento. Dependendo muito da região do nosso País, todas entram antes da noiva, ou algumas esperam o momento da aliança para entrar.

Dicas para elas:
- Criança como crianças! Nada de enfeitá-las demais! Cabelos soltos e arranjos delicados são ideais para elas.
- Seus vestidos devem sempre harmonizar com a decoração da igreja e com o estilo do casamento
- Tecidos leves como fustão, popelina com detalhes em bordado inglês e fita são ideais para a manhã.  À tarde cai bem o shantung, organza, e tafetá. A noite a renda, guipure, bordados e tecidos mais pesados, como o veludo para o inverno.
- Lembre-se de encomendar o vestido cerca de 2 meses antes do casamento, após definir os detalhes da decoração, e não perder as medidas, pois elas crescem bem rápido.

Dica para eles:
- Costumam vestir ternos, meio-fraques, quase sempre alugados. Se for um casamento descontraído nada impede de calça ou bermuda, camisa e suspensório.

        Você sabia que a responsabilidade de levar as alianças ao altar é do noivo, ou de uma dos seus padrinhos? Mas com o tempo essa responsabilidade foi passada também para as crianças. Nesse caso os pajens são mais apropriados em levar, e na falta deles as damas. Lembre-se, não são regras, são costumes!

Ah... Crianças com mais de 4 anos o risco é menor de se assustarem e não entrarem. O ensaio da cerimônia é muito importante, e não forçe demais nesse dia. Assistir outros casamentos também melhora bastante a desenvoltura desses pequenos. E não chegue com eles muito cedo na igreja, pois poderão ficar ansiosos!

Abaixo alguns modelitos para eles e para elas:

                                     Renda, laço e fores na cabeça. Linda!

                           Tecidos leves com flores                                                                           Tafetá e organza
                   




Olha o Vintage de novo, com opções para estilosas damas:


Entregar presentes, como pirulitos é uma ótima idéia, porem lembre-se de entregar somente após a cerimônia e após as fotos! Se não a "lambusera" será grande:


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Casamento estilo Vintage

            Ainda nesse tema Vintage, achei muito bacana o casamento abaixo realizado em Minas Gerais, sim, no Brasil! Em Belo Horizonte! Foi no estilo bem europeu, ou seja, com inicio no final da tarde e o final com uma gostosa balada. A cerimônia foi realizada em um lindo jardim com vista para a serra. Pergolado para cerimônia, com luminárias e melindres, aparador com lindos castiçais de prata e pequenas garrafas de vidro com flores, tapetes e cadeiras brancas com mini buquês ... não precisou de mais nada! Romântico! A decoração da festa ficou no tom Lilás "Ar Primaveril" ... Linda! Nos arranjos grandes as hortênsias e lisianthus lilases, rosas spray branca, rosas creme de la creme e asclepias deram o tons da festa. As mesas dos convidados, em madeira ou em toalhas de richelieu, tinham os arranjos acrescentados com orquídeas, taças coloridas, sousplat de ratan, guardanapos de linho e penas de pavão. As plaquinhas e latinhas acentuavam o tema da decoração!  No cardápio gastronomia mediterrânea. Deliciem-se ...



















Vestidos de Noiva por Claire Pettibone

            Pesquisando em um dos blogs que gosto de visitar, o Love My Dress, achei os vestidos de noivas feitos pela Claire Pettibone de Los Angeles. Com inspirações Vintage, toques modernos e sensuais são alguns dos vestidos abaixo, para noivas que gostam deste estilo! Vejam também algumas de suas noivas no seu blog www.clairepettibone.com/blog/.






Imagens: Love My Dress

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