quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Braço Direito ou Esquerdo











Quando começamos a trabalhar com casamento, ficamos na duvida se o correto era o braço direito ou esquerdo que, o homem dá para a mulher, no momento do cortejo, sejam os padrinhos, pais ou noivos. Começamos a usar o braço direito. Mas depois de várias pesquisas, e participarmos de vários cursos e congressos, constatamos o seguinte:

Não há uma regra especifica para isso. O que há são costumes. A tradição do braço esquerdo é antiga, pois o noivo dava o braco esquerdo a noiva para ter a mao direita livre para embainhar sua espada e defende-la! Coisa que hoje em dia não seria necessario.

Em contato com o nosso colega cerimonialista Roberto Cohen (
http://bloglog.globo.com/robertocohen/), verificamos que eles (No Rio de Janeiro) usam o braço direito.

No livro CASAR de Verão Simão, que utiliza mais os costumes antigos, orienta a utilização do braço esquerdo do homem para a mulher.

No livro `Chique & Util`, de Fabio Arruda, ele orienta a dar o braço direito para as mulheres.

No cerimoniais daqui do estado de Mato Grosso do Sul, verificamos que utilizam ambos os braços.

Bom, depois de tudo isso, e já algum tempo, utilizamos o braço esquerdo pois achamos que esse seria, por ser mais antigo, o correto. (Mas isso não é regra não tá !!)

Agora a Noiva, colocamos sempre do lado direito do pai, para que ela possa entrar pela direita e sair pela esquerda. Assim todos poderão admirar o seu vestido. Alguns preferem ja coloca-la a esquerda do pai, pois facilita, não precisando que a noiva troque de lugar assim que receber o noivo no altar. Mas isso com um bom ensaio é resolvido.
Related Posts with Thumbnails